(31) 3972-9452

O que é um software jurídico de gestão?

Um software jurídico de gestão é um programa de computador criado para facilitar a rotina de escritórios de advocacia ou advogados autônomos.  Ele é um dos dois tipos de programas jurídicos que vieram para automatizar as atividades repetitivas e melhorar o gerenciamento das atividades do escritório. Já falamos sobre o assunto em artigo anterior, lembram?

No caso dos programas de gestão, a proposta é substituir as velhas planilhas de Excel e as agendas escritas com os prazos da audiência.

Eles aparecem como uma excelente solução para deixar a gestão do seu contencioso mais ágil e inteligente, impactando de forma positiva a sua produtividade e a de seus funcionários.

Você terá muito mais liberdade para se dedicar ao que realmente importa: o estudo de processos e elaboração de teses jurídicas e petições. Além, é claro, de prestar um atendimento de qualidade ao cliente.

O que faz um software jurídico de gestão?

Um programa de gestão ajuda a organizar as atividades de todas as esferas de um escritório de advocacia: administrativa, pessoal, financeira e processual.

Ele é capaz de gerenciar as agendas de toda a equipe, controlando as tarefas que estão sendo ou precisam ser executadas por cada um dos profissionais. O objetivo é o cumprimento de todos os prazos.

O software de gestão também permite o acompanhamento tanto dos processos judiciais quanto dos administrativos. O advogado gestor pode consultar e editar os respectivos desdobramentos, objetos, honorários e documentos. Ele também automatiza o recebimento dos seus andamentos processuais.

O relacionamento com o cliente também fica muito mais sólido com um programa jurídico. Esses softwares armazenam o histórico de cada atendimento. E mais: ainda contam com recursos que permitem que o próprio cliente acompanhe as movimentações do seu caso.

As funcionalidades, felizmente, não param por aí. Os softwares emitem relatórios, timesheets e a cobrança de honorários.

Todas as informações relevantes ficam sempre disponíveis em um painel. Assim, você visualiza com praticidade prazos, números dos processos e muito mais

As informações ficam armazenadas em nuvem

Graças à computação em nuvem, todas as informações dos softwares jurídicos podem ser acessadas por tablets, smartphones ou computador de qualquer lugar que estiver.

E o melhor: os sistemas permite diferentes formatos de arquivos. Assim você poderá associar textos, planilhas, imagens, PDFs sem perder tempo tentando encontrar alguma informação importante.

Esses programas também dispensam instalação, treinamentos presenciais e servidores locais. Altamente intuitivos, eles são super fáceis de serem gerenciados. Não têm necessidade de criar uma infraestrutura de TI. Ou seja: muito menos gastos com a manutenção dos sistemas. Eles podem ser atualizados automaticamente pela internet. Até a própria contratação do software pode ser feita online, com total comodidade.

Quando contratar um programa de gestão para seu escritório?

O momento de optar por um software jurídico pode variar muito para cada advogado e escritório de advocacia. À medida que o volume de clientes e processos aumentam, um software jurídico de gestão se torna algo essencial.

Quando você perceber que a memória não dá mais conta de todas as informações importantes que precisa armazenar – ou mesmo quando suas planilhas estiverem ficando obsoletas – talvez seja a hora de mudar a forma de controlar casos e processos e organizar os dados de clientes.

Você ou seu escritório estão passando por esse momento? No próximo artigo, vamos ajudá-lo a escolher o melhor software jurídico de gestão para o seu escritório de advocacia.

Deixe um comentário

Bitnami