(31) 3972-9452

Por que aderir à nova onda da inovação na advocacia?

falamos que a tecnologia está revolucionando positivamente a advocacia. De forma a aprofundar um pouco mais o assunto, hoje vamos falar de inovação. Queremos abordar aqui as novas práticas, estratégias e ferramentas que estão transformando uma área tão tradicional como o Direito.

O nosso objetivo é que você entenda um pouco mais sobre esse cenário. E principalmente: porque você e seu escritório devem aderir à essa onda de inovação. Vamos juntos?

As tendências da inovação na advocacia

Quando você pensa em inovação, provavelmente, vem à sua cabeça um monte de soluções tecnológicas, certo?

A inteligência artificial e o chatbot, por exemplo, têm sido objetos de discussão no meio e merecem toda a nossa atenção. Principalmente, sobre a forma que esses recursos estão sendo usados em nosso ramo.

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, chatbot é um programa de computador que executa ações programadas. É usado para simular uma conversa humana em um atendimento virtual via chat. Seu uso mais comum é na resposta de dúvidas frequentes de usuários em sites e sistemas online, com um diálogo previamente definido entre o visitante e o robô. É uma estratégia cada vez mais usada pelas grandes lojas online.

A inteligência artificial, por sua vez, é um ramo da informática que programa dispositivos capazes de simular a capacidade humana cognitiva. Essas máquinas são, assim, capazes de raciocinar, tomar decisões e até resolver problemas. A Siri, assistente da Apple, é um exemplo disso.

Diferente do que muitos pensam, entretanto, essas máquinas não vão substituir o homem. O fator humano é essencial para uma atuação inovadora. É aí que chegamos ao real significado da inovação. Podemos entendê-la muito mais como o jeito de usar essas ferramentas tecnológicas do que a própria invenção em si.

Se, por exemplo, seu escritório passa a usar o chatbot, mas não o utiliza de maneira humanizada, e nem responde dúvidas reais das pessoas, você pode acabar afastando clientes potenciais. O mesmo acontece com a inteligência artificial. Esses recursos devem ser usados de forma estratégica para tornar mais eficiente as atividades que você executa. E mais: para que você tenha tempo livre para inovar.

Por que inovar na advocacia?

Agora que esclarecemos para você o que inovação, chegamos ao objetivo deste artigo. Por que você, advogado ou gestor, deve buscar uma nova forma inovadora de pensar.

Mais produtividade

A tecnologia veio para otimizar práticas mecanizadas e tarefas repetitivas, deixando a rotina muito mais produtiva. O tempo livre ajuda a despertar criatividade, gerando ainda mais inovação para o seu escritório. Sim: você, certamente, vai conseguir se dedicar ao que importa de um jeito ainda melhor.

Atendimento de excelência ao cliente

A tecnologia e a inovação deixam o atendimento do cliente ainda melhor, aumentando o nível de satisfação dos mesmos. Sem contar que seu escritório vai se tornar mais competitivo, podendo conquistar uma clientela nova.

Mas como isso é possível? Os softwares de gestão, com o iProcessum, por exemplo, envolvem o cliente em todas as atualizações em seu processo. Por meio de mensagens automáticas, ele fica informado sobre qualquer novidade em seu caso. Sem contar que, com todas as informações reunidas em um só lugar, você garante um atendimento ainda mais mais minucioso.

Você vai se destacar no mercado

Um novo jeito de pensar e, consequentemente, novas atitudes posicionam você e seu escritório em um patamar diferenciado. Sobretudo em um mercado tão concorrido como o Direito, como já destacamos outras vezes. Afinal, os mesmos comportamentos levam ao lugar que você já conhece. Comportamentos diferentes são capazes de levar além.

Seu escritório vai crescer maneira sustentável

A inovação na advocacia influencia, sim, o desenvolvimento do seu escritório. E é possível fazer isso com práticas acessíveis.

Como adotar práticas inovadoras na advocacia?

Para inovar na advocacia é preciso, antes de tudo, ter disposição para implementar mudanças significativas na rotina pessoal e do escritório.

Mude o seu jeito de pensar

O seu negócio é reflexo do jeito você atua e difunde esse pensamento para sua equipe. Ganhar bem, se diferenciar da concorrência e ter mais clientes é consequência de um trabalho bem feito. Escritórios de advocacia inovadores possuem um posicionamento claro e agem de acordo com ele.

O primeiro passo para inovar na advocacia é direcionar o foco das atividades a quem realmente é importante e sustenta o seu negócio: o cliente. Quem é ele? O seu escritório atende às suas necessidades?

Você escolheu ser advogado por saber lidar com pessoas. O seu cliente o escolhe para representá-lo porque acredita que você saiba resolver problemas. Faça por merecer essa confiança e posicione para que seus futuros clientes o procurem por esse motivo.

De nada adianta desejar ter uma equipe mais produtiva se você não priorizar ações e ferramentas que possibilitam que isso aconteça. Metas, produtividade e crescimento do negócio estão totalmente interligados.

Metas apontam a direção

Produtividade permite que os objetivos sejam cumpridos mais rapidamente;

Disciplina e estratégia aceleram o desenvolvimento do negócio.

Pensando nisso, entregue valor para o cliente em todas as etapas do trabalho desenvolvido no escritório. Pense em maneiras de entregar valor e surpreender o cliente na recepção, no primeiro atendimento, na entrega de resultados e em todos os outros momentos e pontos de contato que ele terá com você e seu escritório.

Mapeie o que precisar parar de fazer, potencializar e começar

Alguns fatores podem estar impedindo você de inovar. Padrões nocivos, atividades que geram mais esforço do que resultados e tarefas que podem ser automatizadas são os principais deles.

É por isso que foram criados os softwares jurídicos como o iProcessum. Essas ferramentas ajudam a organizar, armazenar histórico, fazer a busca por atualizações nos processos e a lembrá-lo de todos os compromissos. Essas atividades são bastante mecânicas e demandam um tempo gigantesco que poderia ser direcionado ao atendimento de qualidade.

Chegou, portanto, a hora de repensar práticas e comportamentos nocivos que andam tomando muito tempo e impedindo você de inovar. Esse é o momento de mensurar essas ações e identificar maneiras de colocá-las em prática.

Antes de contratar o programa jurídico, entretanto, mapeie as atividades que você quer continuar fazendo e aquelas que gostaria de profissionalizar ou potencializar. Dessa forma, se você melhorou a delegação de tarefas no escritório, mas sente que profissionalizando essa atividade vai conseguir potencializar os resultados, invista em ferramentas que possibilitam isso.

Implemente melhorias contínuas

Se as mudanças no escritório vão ser muitas ou poucas, não importa. As decisões que você tomar serão positivas para o seu negócio. Vale lembrar, entretanto, que ao implementar novidades, é fundamental revisitar o que foi feito, colher feedbacks de colaboradores e clientes para fazer melhorias. E sim: o fluxo de melhorias nunca acaba. Esse ciclo vai garantir que seu escritório nunca para de inovar.

Não tenha medo de testar – e nem de errar!

A inovação na advocacia é um caminho sem volta. Quando você menos perceber, vai se pegar pensando em maneiras de facilitar alguma etapa do trabalho ou potencializar algum resultado. É preciso, entretanto, sempre fazer pesquisas de aceitação, testar serviços com poucos clientes e colher feedbacks antes de implementar qualquer mudança no serviço oferecido.

Você pode errar em algumas escolhas, mas tudo bem. É assim que a gente aprende. O erro gera desconforto, mas faz parte do processo.

A melhor maneira de se preparar para isso é fazer pesquisas com o seu público, testar sempre as novas ideias e, quando errar, analisar onde está a falha para corrigi-la. O mais importante de tudo é não ter medo. A inovação na advocacia não é fácil ou confortável, mas é fundamental para negócios bem sucedidos.

Participe de eventos temáticos e troque experiências

A rotina, muitas vezes, impede o advogado ou gestor de olhar para fora da dinâmica do escritório. Mas é preciso sair da caixa e explorar o mundo! Participar de eventos de inovação é essencial para oxigenar o pensamento. Ou seja: o cenário perfeito que a inovação precisa para acontecer.

Muito mais do ouvir os palestrantes, aproveite para trocar experiências com outros participantes. Alguém pode ajudar você a solucionar uma questão. E, por outro lado, você também pode ser um exemplo positivo para alguém. A colaboratividade é muito favorável para a inovação.

Conclusão

A inovação é um caminho sem volta na advocacia. Pode parecer um pouco complicado aderir à essa onda. Entretanto, os resultados são satisfatórios, tanto para o seu escritório quanto para o sucesso da sua carreira profissional. Conte com o iProcessum na hora de profissionalizar a gestão do seu escritório. Estamos à disposição.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami