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Como é feita a gestão nos grandes escritórios de advocacia?

O escritório de advocacia é um negócio e precisa ser encarado como tal. Não importa se são 100 ou 10 funcionários, a sociedade precisa de uma gestão eficiente e estratégica.

Gerir uma empresa demanda tempo e muita organização. Além disso, são diversas esferas a serem contempladas no processo de gestão.  Desenhar e demandar as atividades e funções, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, finanças e administração são algumas delas.

Pode parecer complicado, é verdade. Ainda mais quando levamos em conta que os cursos de graduação em Direito não contam com disciplinas focadas no gerenciamento e administração de escritórios de advocacia. Somado a isso, a rotina dos advogados é marcada por inúmeras atividades. A rotina diária envolve análise de casos, elaboração de teses, reuniões, julgamentos e atendimento ao cliente.

A gestão, entretanto, é fundamental para garantir a produtividade e um atendimento de qualidade ao seu cliente.

Para ajudá-lo nessa, reunimos algumas práticas de gestão dos grandes escritórios de advocacia do Brasil.

Escolha um segmento de atuação

A tendência para os próximos anos é que o advogado especialista tome o espaço dos profissionais generalistas. Por isso, pensar na gestão estratégica da sua carreira é algo essencial.

É comum que escritórios pequenos ou advogados em início de carreira atuem em diversas áreas. Com o passar do tempo, entretanto, é fundamental buscar a especialização. O ideal é que o advogado desenvolva sua expertise em uma determinada área, tornando-se, assim, uma das principais referências no mercado.

Vale lembrar que a área escolhida vai influenciar diretamente na gestão do seu escritório de advocacia e, sobretudo, na qualidade dos serviços prestados. Afinal de contas, quanto mais conhecimento sobre determinado assunto ou matéria, melhor poderá ser o atendimento ao cliente.

Software jurídico para a gestão de processos

O tempo é fator crucial para o sucesso do escritório de advocacia. O conhecimento profundo e a alta especialização prática vai garantir a excelência nas respostas aos clientes, seja em um contrato ou mesmo em um recurso de apelação. Uma resposta que leva três dias, por exemplo, pode se transformar na perda de um negócio para o cliente ou de um prazo processual.

Por meio de uma gestão de processos eficiente, você consegue garantir a produtividade e o prazo das entregas. E o melhor de tudo: você pode otimizar esses procedimentos através do software jurídico. Essa ferramenta foi criada exclusivamente para ajudar a gerenciar as informações, tarefas e prazos que transitam no escritório de advocacia.

Quando falamos em organização de atividades, um bom software jurídico deve oferecer um dashboard intuitivo, no qual as tarefas a serem executadas fiquem disponíveis de maneira prática. Essas atividades serão direcionadas para membros específicos ou grupos e, criadas a partir de uma publicação, processo, caso, cliente ou membro.

Considerando que publicações e processos são fundamentais na advocacia, uma outra característica dos softwares para advogados é o serviço de informador jurídico. O iProcessum, por exemplo, verifica os Diários Oficiais Eletrônicos de Justiça, importa automaticamente prazos, partes, tipos de ações e ainda sugere título para o processo.

Política de precificação eficiente

Se você não sabe como precificar o seu trabalho, cuidado! Você pode estar trabalhando demais e recebendo pouco. A situação influencia diretamente na gestão do seu escritório de advocacia. O valor dos honorários deve remunerá-lo de forma condizente com sua expertise. E ao mesmo tempo, deve ser justo para o cliente. A relação aqui é de ganha-ganha: um honorário referente à qualidade do seu serviço e à satisfação do cliente, que recebe por um trabalho de excelência no prazo correto.

Invista na comunicação

A advocacia sofre algumas restrições quando o assunto é Publicidade. Você pode, entretanto, investir em um site institucional e em um blog. Este último se configura como uma importante ferramenta para ganhar relevância nos mecanismos de pesquisas, como o Google. Basta publicar assuntos relevantes sobre a sua área de atuação e do seu escritório.

Outra forma de divulgação bastante eficiente para o advogado é o boca-boca. Nada mais eficiente que a indicação de um cliente, atestando que teve um atendimento de excelência, rápido e com preço justo. Por isso, não hesite em investir em ferramentas que garantam a produtividade do seu escritório.

Conclusão

É preciso ter uma visão empresarial na gestão de escritório de advocacia, com foco e direção, além de planejamento para facilitar o gerenciamento da empresa. O conselho é, portanto, que todo advogado tenha uma carga de técnica, de gestão e de atendimento para gerir o escritório e sua equipe. O resultado certamente será a excelência do atendimento ao cliente.

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