Como se diferenciar da concorrência no atendimento jurídico?
Que o mercado da advocacia é extremamente competitivo, você já deve estar cansado de saber. Com o grande número de profissionais formados, é preciso encontrar alternativas para se diferenciar da concorrência no atendimento jurídico.
Como, então, se destacar? Certamente essa pergunta não teria a mesma relevância para gerações anteriores como tem atualmente. Além do número bem menor de advogados atuantes, as relações eram menos complexas, não existia tecnologia e o mundo era menos globalizado.
Como a concorrência aumentou e os cursos de Direito ainda têm uma visão marcada pelo tradicionalismo, o artigo de hoje reúne alguns métodos para definir estratégias jurídicas para você se destacar.
Esteja atento às inovações
Com uma competitividade tão gigante, os advogados devem ficar atentos às inovações. Elas são fundamentais para buscar diferenciais de forma a fidelizar seu cliente e conquistar uma posição de destaque no mercado.
E isso não se refere apenas à sua área de atuação, mas também ter noções de marketing, empreendedorismo e startups jurídicas. A concorrência pode ser superada com o compartilhamento de conhecimento, networking e parcerias para uma atuação relevante capaz de dominar o mercado.
Mantenha-se em evidência
É verdade que existem limitações éticas quando o assunto é o uso da publicidade no Direito. O advogado, entretanto, pode usar blogs e redes sociais para conquistar relevância com posicionamentos modernos em sua área de atuação.
Escrever e publicar artigos consistentes sobre temas que estão em evidência no momento atual é uma excelente forma de conseguir visibilidade. E, claro, conquistar mais clientes. Dependendo do caso, você pode procurar, inclusive, a ajuda de uma assessoria. Ela irá orientá-lo sobre as estratégias de produção do conteúdo. Também irá compartilhar seus artigos com mídias especializadas no assunto, além de sugerir o seu nome como possível entrevistado em jornais e outros veículos de comunicação.
Eficiência e qualidade na prestação de serviços
Mostre ao seu cliente que você é antenado e usa ferramentas para prestar o atendimento jurídico com rapidez e eficiência. Entre essas plataformas, é fundamental utilizar um software jurídico. Programas como o iProcessum ajudam a fazer a gestão de tarefas e, sobretudo, prestar um atendimento de qualidade ao cliente.
O software conta um informador jurídico, que faz o acompanhamento processual de forma automática. Diariamente, ele pesquisa os diários eletrônicos da Justiça e encaminha as novidades para você. Depois, é só conferir as publicações do dia com as importadas pelo sistema.
E sabe o que é melhor? Seu cliente também poderá receber as atualizações. Isso ajudará a conter um pouco da ansiedade dele, além de deixar o atendimento ainda mais personalizado. Você precisará entrar em contato para descobrir se ele tem alguma dúvida, ou se pode ajudá-lo em algo mais.
O software jurídico também gerencia a agenda e os compromissos. Assim, você e sua equipe não perdem nenhum prazo importante.
Ética acima de tudo
Ser ético é requisito fundamental a qualquer advogado. Afinal de contas, a profissão é baseada em um laço de confiança entre o advogado e o cliente. Qualquer deslize pode comprometer muito as relações profissionais. Observe, portanto, as regras do Código de Ética da OAB e seja discreto na maneira de se portar. É importante também ser cordial com seu cliente, estando sempre pronto a atendê-lo e solucionar possíveis dúvidas.
Estude e se torne referência em sua área
A legislação sempre é alterada. É preciso acompanhar as mudanças. Estude e busque cursos e especializações em sua área de atuação. Construir grupos de estudos entre os profissionais do seu escritório também é uma ótima dica para promover não apenas o aprimoramento intelectual, mas também a integração entre a equipe.
Seja o diferencial!
Uma das melhores maneiras para se diferenciar dos outros escritórios de advocacia é superar as necessidades e expectativas do seu cliente.
Mantenha o seu escritório sempre limpo e organizado. Ofereça um atendimento personalizado, e adapte a linguagem utilizada ao seu cliente. É importante deixá-lo sempre muito confortável. Lembre-se: desde a prospecção até o fim do processo, seu cliente deve se sentir valorizado acima de tudo.