(31) 3972-9452 / (31) 9 9382-6600

12 dicas para você escolher o melhor software jurídico para seu escritório

Escolher o melhor software jurídico para seu escritório de advocacia pode demandar tempo. É preciso pesquisar, e muito! Para isso, existem vários critérios que devem ser analisados na hora de definir a ferramenta mais eficiente para gerir sua equipe, tarefas e processos.

Se você não sabe muito bem por onde começar, ou quais itens deve levar em conta antes de apostar de vez na automação jurídica, continue a leitura do artigo hoje. Separamos 12 dicas infalíveis para você escolher o melhor software jurídico para atender às necessidades do seu escritório de advocacia.

Pesquise as vantagens de usar o melhor software jurídico

Antes de começar, é importante entender o que essa ferramenta representa para um escritório de advocacia. Um software jurídico é uma solução digital criada para automatizar as atividades repetitivas e burocráticas. Se quiser saber mais, é só ler esse artigo do nosso blog.

Livre dessas tarefas, você terá mais tempo para se dedicar ao estudo dos processos e elaborar teses. Além de deixar a gestão mais ágil, um sistema completo ajuda no cumprimento dos prazos e, claro, a garantir um atendimento de qualidade ao cliente. Os melhores softwares do mercado acabam melhorando, assim, a produtividade.

O que você quer melhorar no seu escritório?

Agora que você já sabe o que é um software jurídico e todas as vantagens que ele pode trazer, é hora de avaliar a rotina do seu escritório de advocacia. O que é preciso melhorar no seu dia a dia? O que pode ser corrigido com a ferramenta?

O objetivo é descobrir os reais motivos que você precisa do melhor software jurídico do mercado. É baseado nessas necessidades que a escolha da ferramenta mais adequada deve ser feita.

Existem algumas situações bem frequentes que levam os escritório de advocacia a buscarem um software jurídico. A queda na produtividade da equipe, o aumento no número de processos ou clientes e a dificuldade de manter a organização da rotina talvez sejam as mais comuns delas.

A modernização do trabalho e a busca por um atendimento de excelência também são justificativas recorrentes de quem trocou as planilhas tradicionais por um software jurídico. Afinal de contas, a tecnologia é um diferencial em um mercado tão competitivo e saturado como o da advocacia.

Investigue tecnologia e mobilidade

O melhor software jurídico deve ser online. É essencial também que você consiga acessá-lo de qualquer dispositivo – celular, tablet e computador. E, claro, a hora que quiser, e do local em que estiver. Informe-se também sobre a tecnologia usada para garantir o sigilo de todas as informações.

A mobilidade, a tecnologia e a segurança são quesitos levados muito a sério pelo iProcessum. Teste e comprove.

Saiba reconhecer a qualidade do software jurídico

De nada adianta contratar um software jurídico com várias funcionalidades se ele não tiver qualidade. Lembre-se: nem sempre robustez é sinônimo de eficiência, ou algo completo é complexo.

Um software jurídico de qualidade tem que ser, ao mesmo tempo, eficiente e fácil de usar. E, claro, contar com um bom suporte. O atendimento deve se mostrar sempre disposto a melhorar e solucionar seu problemas.

Problemas acontecem, é verdade. O diferencial é como a empresa vai se comportar na hora de solucioná-los.

Custo-benefício

A relação custo-benefício também faz toda diferença na hora de escolher o melhor software jurídico para o seu escritório de advocacia.

O que vale mais a pena: o plano anual ou mensal? É possível trocar a opção com facilidade? Descubra se a ferramenta possui ou não fidelidade. A ausência de fidelidade é o que permite que você tenha liberdade para mudar de plano ou de software quando desejar.

Outro ponto para você observar é a economia que terá ao contratar um plano anual no lugar do mensal. Quanto esse investimento vai poupar futuramente ao seu escritório? Se for compatível com o seu planejamento financeiro, pode, sim, valer a pena.

Analise também o que cada pacote entrega. Qual atende melhor às suas necessidades? Para facilitar a contratação, o iProcessum oferece recursos completos tanto para o plano anual quanto para o mensal. Você terá que analisar apenas a sua disponibilidade financeira.

Responder a essas perguntas vai ajudar você a fazer escolhas mais conscientes.

O software importa informações dos processos?

Deixar o acompanhamento processual mais eficiente é um dos maiores diferenciais que um software jurídico pode ter.

É por isso que iProcessum realiza a importação de informações dos processos. Assim, a busca por atualizações nos processos é feita de forma automática, direto dos sites dos tribunais. Você não precisa designar uma pessoa exclusiva para cuidar da pesquisa.

E, claro, você é notificado sempre que houver alguma atualização nos processos do seu escritório.

E o melhor de tudo: dá para cadastrar seu cliente para que ele receba as novidades de seu processo em primeira mão. Teste agora o iProcessum e descubra mais essa funcionalidade.

Entenda como é feito o controle de prazos

Perder prazos não é uma opção no universo jurídico. Verifique, portanto, como é feito o controle de prazos na ferramenta jurídica. É importante que gerenciador de tarefas seja claro e intuitivo. Você deve conseguir visualizar o que cada profissional está fazendo sem precisar cobrar.

Registre as atividades no sistema, delegue os responsáveis de cada uma delas, e pronto, o iProcessum faz o resto pra você. O software envia alertas de delegação, conclusão e atraso de tarefas para garantir o cumprimento de todos os prazos.

Existe a possibilidade de criar documentos jurídicos?

Além de contar com a importação automática, você pode cadastrar um documento de forma manual.

No iProcessum, por exemplo, você pode cadastrar publicações, e, assim, dar sequência ao fluxo de trabalho do jeito que achar mais produtivo. Esta função é bem inteligente. A partir da entrada do número do processo, caso esteja no padrão CNJ, o iProcessum faz o reconhecimento do tribunal, estado, comarca e outros, facilitando sua inserção. É possível, inclusive, vincular de forma automática as outras publicações do mesmo processo.

Analise como será o ganho de produtividade

A organização e a produtividade são alguns dos principais benefícios do software jurídico.

Um bom sistema deve, portanto, unir os dados clientes, atividades, processos, informador jurídico e agenda de compromissos em um único lugar e sem burocracia.

Ele deve oferecer funções para criar atividades e delegá-las, organizar sua agenda e, claro, se basear nela para atender os compromissos. Assim, você vai trabalhar com muito mais organização, e a tranquilidade de cumprir todos os prazos.

Praticidade ao visualizar as informações

No iProcessum, você pode destacar todas as tarefas mais relevantes. Outra funcionalidade super interessante é que os algoritmos avaliam a parte mais importante do texto, demonstrando-a prontamente. Assim, você sabe facilmente do que se trata.

Todas as informações relevantes sobre seus processos estarão sempre disponíveis em nosso painel. Assim, você consegue visualizar com praticidade prazos, números dos processos e muito mais. Se quiser encontrar algo específico, faça uma pesquisa e encontre o que desejar.

O software deve ajudar na gestão da equipe

Acompanhar a equipe e garantir que todas as atividades sejam concluídas a tempo é uma das funções mais complexas. Entretanto, é fundamental para o funcionamento do escritório e a qualidade do serviço.

Em uma rotina intensa como a da advocacia, os softwares de gestão colaborativos são ótimas opções para ter uma equipe focada, produtiva e sempre estimulada. Você não precisa direcionar a maior parte o seu dia gerenciando tarefas. E pode se dedicar, assim, a questões fundamentais da advocacia: definir estratégias, reuniões e atendimento ao cliente.

Usabilidade

Além das funcionalidades e dos benefícios para a gestão do seu escritório de advocacia, o melhor software jurídico deve ser centrado no usuário. Você deve usá-lo e encontrar tudo o que precisa com agilidade e sem complicações.

Muito mais do que uma ótima aparência e um visual moderno, ele deve oferecer uma ótima experiência de uso para você e sua equipe.

Vai investir em um software jurídico para o seu escritório de advocacia? Conte com o iProcessum.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami