Como conseguir indicações de clientes na advocacia?

Como conseguir indicações de clientes na advocacia? A indicação é, sem dúvidas, a principal ferramenta tanto para manter quanto aumentar a clientela, seja qual for o tipo de negócio.

É claro que conquistar clientes por meio de indicações espontâneas também é o desejo dos advogados. Em um mercado competitivo como o jurídico, desenvolver um serviço de qualidade, infelizmente, não é o suficiente para ser indicado para novos casos e processos.

Se você e seu escritório de advocacia têm enfrentado dificuldades para conseguir indicações, continue a leitura deste artigo. Hoje vamos abordar estratégias para receber indicações de um jeito natural e transparente.

Criação de um networking de confiança e conquiste mais indicações na advocacia

Para ser indicado na advocacia, é preciso estabelecer um networking com três públicos diferentes:

  1. Clientes
  2. Comunidade jurídica
  3. Clientes em potencial

Cliente satisfeitos

Um cliente satisfeito é o jeito mais óbvio e eficaz de aumentar o número de indicações. A satisfação de um cliente, entretanto, não acontece apenas depois de um resultado positivo. Ela acontece quando você estabelece uma relação de confiança e credibilidade. E principalmente: desde o início até o fim do caso.

Isso envolve o jeito com que você o recebe pela primeira vez em seu escritório, a disposição em ouvi-lo, na transparência, nos feedbacks periódicos e em se comunicar de um jeito simples.

Esse comportamento estabelece uma relação muito positiva a ponto de você ser indicado por ele. Lembre-se: a construção da confiança não acaba na assinatura do contrato. A manutenção de um relacionamento transparente e solícito é o que vai deixá-lo satisfeito e confortável para indicar seus serviços, sendo o resultado do processo favorável ou não.

O segredo de uma relação forte é a boa comunicação. Comunicar com os clientes é essencial e demanda organização e tempo. Com uma rotina permeada por estudos de casos, elaboração de teses e petições, você pode contar com a ajuda de um software jurídico.

Além de organizar as demandas para garantir o cumprimento de todos os prazos, ferramentas como o iProcessum ainda notificam seu cliente de forma automática sempre que houver uma atualização em seu caso. Com a função informador jurídico, o software faz busca de todos os diários eletrônicos da Justiça, buscando novidades nos processos.

Comunidade jurídica

A indicação por outros profissionais da área é outra excelente forma de captar novos clientes. E, infelizmente, muitas vezes não é usada com eficiência.

As parcerias são fundamentais

Definir sua área de atuação e se tornar uma referência nela é o que vai fazer com que você se diferencie da concorrência. Para se especializar ainda mais e oferecer um serviço de excelência, você deve estabelecer parcerias com advogados e escritórios que tenham um público-alvo próximo ao seu. O resultado será o compartilhamento de clientes, além de fortalecer o potencial de indicações.

Se o seu escritório atua na área trabalhista pode estabelecer parceria com quem atua na área previdenciária, por exemplo. Vocês, certamente, terão clientes em comum, possibilitando, assim, novas indicações.

Participação em eventos

Participar das comissões temáticas da OAB e outros eventos da sua área de atuação pode ajudar muito na hora de construir um networking. Além, é claro, de fortalecer a sua autoridade na área de atuação.

Quem faz boas parcerias tendo em foco sua área de atuação recebe muito mais indicações da comunidade jurídica do que quem anuncia full service.

Lembre-se, entretanto, de retribuir e valorizar sempre as pessoas que indicaram você e seu escritório. Dessa forma, você mantém as portas abertas para, futuramente, pedir indicação de clientes.

Clientes decorrentes da etapa de prospecção

Aqui as indicações vêm de pessoas que ainda não conhecem os seus serviços, mas sabem que seu escritório tem credibilidade para ser recomendado. Se você chegou nessa fase, provavelmente, já é referência em sua área de atuação jurídica.

Para conquistar esse nível confiança do público e do mercado jurídico, você precisa impactar continuamente – e também de uma forma positiva – os seus clientes em potencial.

Saber prospectar, neste caso, é um diferencial de quem tem clientes satisfeitos e desenvolveu um trabalho de excelência.

Como conquistar credibilidade em sua área de atuação?

Você precisa conquistar seu espaço. Por isso, participe de eventos para advogados, sejam eles acadêmicos ou profissionais. É preciso ser notado e, claro, demonstrar toda a sua qualidade.

Estabeleça parcerias com a sociedade civil, sobretudo, com pessoas que atendem o mesmo perfil de público que você ou seu escritório. Tudo isso potencializa as chances de ser indicado.

Vivemos a era da colaboratividade e, portanto, parcerias estão em alta. Mas lembre-se, entretanto, que as indicações só acontecem se esses parceiros confiarem no seu trabalho. E isso só acontece se você oferecer um atendimento de excelência e for uma autoridade em sua área de atuação. Extrapole o universo dos cartões de visita a construa uma rede de relacionamentos forte.

resença digital

Uma das formas mais eficientes de prospectar clientes hoje em dia é por meio da presença digital. Seu blog e suas redes sociais são vitrines para mostrar o seu trabalho. E, claro, que é referência na área jurídica em que escolheu atuar. Você nem precisará saber como pedir indicação de clientes, uma vez que estará divulgando seus serviços. O melhor de tudo: essa estratégia é permitida pela OAB.

Conclusão

Quando pensar em conquistar indicações de clientes, lembre-se que eles não compram produtos, mas, sim, soluções de quem tem credibilidade para tanto.

Identifique, portanto, como o seu serviço pode ser um remédio eficaz para a dor do seu público-alvo. Depois, basta focar em oferecer um atendimento transparente, solícito e de qualidade.

Marque presença na rede de contatos da sua área de atuação, e as indicações serão uma consequência natural. Relacione-se de forma eficiente com essas fontes e trabalhe a sua notoriedade diante delas.

Dessa forma, em médio prazo, você será indicado pela sua carteira de clientes satisfeita, comunidade jurídica e até mesmo pelo público-alvo espontaneamente.

Para garantir eficiência no atendimento e conquistar mais indicações, invista em um software jurídico como o iProcessum. Entre em contato conosco que temos a solução certa para o seu escritório de advocacia.

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