(31) 3972-9452 / (31) 9 9382-6600

Gerenciar um escritório de advocacia demanda esforço e muita organização. E os resultados, muitas vezes, vão aparecer só a médio ou a longo prazo. De fato, não se trata de uma tarefa fácil, sobretudo, para os advogados que, além de terem uma rotina atribulada, ainda aprenderam pouco de gestão de negócios na faculdade.

O software jurídico, entretanto, chega para facilitar a gestão do escritório. Muito mais que isso: a ferramenta também melhora a produtividade e aumenta a lucratividade. E é sobre essa potencialidade da ferramenta, que vamos abordar no artigo de hoje.

Por que a gestão de tempo é essencial para seu escritório de advocacia?

Um advogado organizado consegue conciliar a elaboração de teses e artigos, o cumprimento de prazos processuais e as tarefas administrativas sem ficar sobrecarregado. Por isso mesmo, investir em uma gestão de tempo eficiente tem sido uma das principais preocupações dos advogados contemporâneos.

Em meio à uma sociedade em que tudo parece passar rápido demais, otimizar o tempo é uma preocupação bastante coerente. Sobretudo na advocacia em que a pressão pelo cumprimento dos prazos processuais é algo grande, e claro, essencial.

Advogados de sucesso comprovam a tese de que o segredo para o crescimento está em administrar o tempo de forma eficaz. Isso não significa, entretanto, cumprir todas as tarefas de forma mecanizada. Mas, sim, organizar o que precisa ser feito naquele dia, separando momentos para compromissos pessoais e profissionais. Assim, é possível fazer tudo o que precisa e deseja: estudo de processos, elaboração de teses, lazer e descanso. Para organizar a rotina, os profissionais podem usar as planilhas tradicionais ou um software jurídico. Esse último, inclusive, é capaz de otimizar o tempo com mais eficiência.

Por que o software jurídico é mais eficiente que as planilhas tradicionais?

Com uma planilha de gestão de tempo, o advogado consegue controlar quantas horas estão sendo gastas em cada atividade. É possível, assim, visualizar o quanto cada função está consumindo da equipe. Uma agenda digital colaborativa, que integre os compromissos e as atividades de cada funcionário, pode ser uma boa alternativa para verificar se o tempo utilizado para cada cliente, por exemplo, está valendo a pena. O preenchimento, contudo, é feito de forma manual, o que pode acabar tomando umas horinhas a mais do dia. Além disso, também falta a integração com outras funcionalidades.

Um software jurídico, por sua vez, integra diferentes funções em uma única plataforma. E o melhor de tudo: de forma automatizada.

Tudo começa pelo informador jurídico. Ao invés de fazer a busca em todos os diários oficiais da Justiça, ferramentas como o iProcessum, fazem esse trabalho.

A partir das publicações importadas, o iProcessum já faz o cadastro dos processos e cria pastas individuais para manter todas as informações organizadas, tudo automaticamente. E ainda enviam as notificações por e-mail. Depois, basta atribuir as tarefas de cada processo, delegando-as aos responsáveis e estabelecendo os prazos. Detalhe: o sistema avisa quando uma atividade estiver chegando próxima à sua data de conclusão. Assim, fica fácil cumprir todos os prazos.

O tempo de cadastro de tarefas também é otimizado, algo que não acontece com as planilhas tradicionais. Automatizando tarefas mecanizadas, é possível se ocupar de tarefas mais estratégicas como estudar casos, elaborar teses e prestar cada vez mais um atendimento de excelência ao cliente.

Mais produtividade

Você sabia que a média de tempo economizada com o uso do software jurídico é de 4,76 horas/semana por advogado? Esse é o tempo que poderá ser dedicado ao que realmente importa: a atividade jurídica.

Você vai poder estudar os casos com mais atenção, elaborar teses mais completas e, o principal de tudo, oferecer um atendimento cada vez melhor ao seu cliente. Tudo isso respaldado pela segurança da ferramenta. Um software jurídico vai lembrá-lo de forma automática dos deadlines das atividades e dos prazos processuais.

Além disso, com uma rotina organizada, certamente vai sobrar mais tempo para você se dedicar mais à família e ao lazer.

Lucratividade para o escritório de advocacia

Com mais tempo dedicado para a produção jurídica, as chances dos lucros aumentarem ficam ainda maiores. Em pesquisa realizada por um software jurídico, 71% dos advogados afirmaram que a produtividade se converteu em lucratividade depois que investiram na automação dos processos.

Quem relatou ter sentido esse aumento, disse que o mesmo foi em média de 30%. Ou seja, a cada 1000 reais ganhos antes de um software jurídico, os lucros aumentaram, em média, 300 reais.

Outros fatores também acabam influenciando a lucratividade do escritório de advocacia após a implementação de um software jurídico. A notificação automática dos prazos, por exemplo, impede a perda de prazos processuais. Além disso, um layout prático e pensado para facilitar a rotina contribui para que o advogado veja quais são as atividades mais importantes e urgentes em seu escritório.

O retorno disso é real e impactante. Após a implementação de um software jurídico, os entrevistados da mesma pesquisa disseram que cumpriram 74% mais prazos. Financeiramente, isto equivale a um retorno de 59% com prazos perdidos.

Cumprindo os prazos e produzindo mais, os profissionais melhoram a sua reputação. O resultado: clientes satisfeitos que, certamente, recomendarão seu escritório no mercado.

O software jurídico é um investimento

Investir em um software jurídico traz retorno tanto de produtividade quanto de lucro. E isso tudo pode ser em um prazo bem menor do que utilizando as planilhas tradicionais. A escolha da melhor ferramenta dependerá, é claro, da maturidade em que se encontra o escritório de advocacia. No entanto, vale a pena experimentar para que verificar o que de bom um software pode oferecer.

Já escrevemos um artigo contando o que você deve levar em conta na hora de escolher um software jurídico para seu escritório. Leiam caso você esteja convencido a apostar na tecnologia. Vai valer a pena!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami