(31) 3972-9452 / (31) 9 9382-6600

Como a cultura digital está mudando a advocacia?

A figura do advogado sentado em um escritório repleto de livros, pastas e arquivos, sem tempo pra nada está dando lugar a um novo profissional: o advogado 4.0. Ele está inserido em uma cultura digital: é conectado e impregnado de conceitos inovadores. Usa softwares jurídicos, responde o cliente pelo WhatsApp, oferece feedbacks constantes e presta contas por e-mail. O advogado 4.0 também tem o perfil mediador e conhece o negócio e as particularidades de cada um dos clientes, assim como entende de teoria jurídica.

Diferente do perfil tradicional de advogado integrado em um ambiente manual, o profissional contemporâneo circula em um escritório digital. Um local informatizado, sem acúmulo de documentos e papéis e, sobretudo, que investe na tecnologia para aumentar a produtividade e melhorar o atendimento.

E é sobre a influência da cultura digital na advocacia que vamos falar no artigo de hoje.

O que é um escritório digital?

Os escritórios de advocacia que baseiam sua atuação em processos e arquivos físicos estão, aos poucos, sendo substituídos pelo escritório digital. Nesse modelo, ferramentas como os softwares jurídicos, WhatsApp, Skype, dentre outros, estão mudando o jeito de exercer a advocacia. Felizmente, essa mudança é positiva. Um ambiente digital deixa a rotina mais ágil e eficiente. Isso, claro, permite o aumento da produtividade e um melhor atendimento ao cliente.

Essa mudança de cenário altera o perfil do advogado. Além de toda a responsabilidade e conhecimento da teoria jurídica, o profissional moderno deve ser despojado, flexível e, acima de tudo, um bom mediador.

Ele deve buscar todas as formas de conciliar o problema sem a necessidade de judicializar o litígio. Tal conduta foi, inclusive, incentivada e regulamentada pelo Novo CPC, em vigência desde 2015.

É importante lembrar que, para dar conta de todos os afazeres, o advogado precisa de uma rotina organizada e tempo livre para estar disponível sempre que necessário.

Escritório digital x escritório tradicional

Em um mercado tão competitivo como o da advocacia, o escritório digital é um grande diferencial estratégico. Com uma rotina otimizada, você consegue se dedicar ao que realmente importa: um atendimento de qualidade ao seu cliente. Separamos algumas das principais vantagens quando você se apropria da tecnologia em seu escritório de advocacia.

As informações ficam centralizadas em um só lugar

Chega daquela pilha de documentos espalhados ou guardados em pastas. Em um escritório digital, o cenário é outro. Com um software jurídico, as informações ficam centralizadas em um só lugar. Todas as informações e documentos, desde o início do contrato, estão digitalizadas e disponíveis na nuvem. Você pode acessá-las de qualquer lugar.

Armazenar informações e documentos em nuvem é mais seguro que guardar em pastas. Os materiais não se misturam, não perdem a ordem e não correm o risco de sumir, por exemplo. Além de ser muito mais fácil de pesquisar qualquer informação que precisar.

Autonomia e flexibilidade

Com os dados organizados em nuvem, você tem acesso a todas as informações de qualquer lugar que estiver. Quando viajar, por exemplo, você nem precisa separar todos os documentos importantes do processo. Tudo está armazenado no software jurídico.

Além disso, as demandas ficam visíveis e organizadas para o resto da equipe visualizar. Já em um escritório tradicional, tudo é mais trabalhoso. Você precisa abrir os arquivos e separar as informações que precisa levar para seu cliente. Além de ter que fazer reuniões de follow up para repassar tudo à equipe antes de se ausentar.

Mais economia

Você vai reduzir drasticamente os custos de manutenção do seu escritório. Com as atividades digitalizadas, não é preciso investir com tanta frequência em material de escritório, providenciar xerox e usar folhas A4. Até nas ligações você vai economizar.

O software jurídico, por exemplo, notifica você e seu cliente sempre que tiver uma atualização no processo. Além disso, para contatos mais rápidos, basta usar o WhatsApp ou e-mail.

O maior investimento vai ser com o pagamento de um bom software jurídico de gestão. O retorno, entretanto, será imensurável: mais tempo para advogar e economia para fazer investimentos realmente relevantes para seu escritório.

Você pode trabalhar remotamente

Com a tecnologia, os advogados não estão mais presos a um escritório físico. As ferramentas de trabalho permitem a autonomia de trabalhar de qualquer lugar. É possível monitorar tudo o que acontece no escritório enquanto se trabalha dentro da própria casa.

Assim, aqueles dias mais complicados – com fortes chuvas, trânsito caótico ou paralisação no transporte público que levam a congestionamentos enormes – deixam de ser motivo para preocupação ou estresse. Da sua casa, você acompanha tudo o que está sendo executado.

Você não perde nenhum prazo

Com a agenda e calendários digitais, você sempre é notificado quando tem algum evento, como reunião, por exemplo. Além disso, sempre que uma demanda estiver próxima à data de entrega, você também é avisado.

Conclusão

A cultura digital está mudando a forma de exercer a advocacia. Mesmo que a profissão tenha um perfil mais formal e resistente a mudanças, é difícil ficar de fora dessa transformação.

É inegável que a tecnologia abraçou a vida social e facilitou todas as formas de trabalho. Trouxe mais produtividade e resultados ainda melhores. Se tiver interesse na transformação de seu escritório em um escritório digital, não perca mais tempo.

Faça o teste e conheça o iProcessum. É sempre importante estar à frente dos seus concorrentes e se diferenciar no mercado.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami