(31) 3972-9452 / (31) 9 9382-6600

Como fazer seu escritório de advocacia crescer? – Parte III

Quem quer fazer seu escritório de advocacia crescer, deve estar disposto a rever os planos quando o cenário se modifica. É que estabelecer metas de crescimento e cumprí-las não é o suficiente para o processo de expansão. Você vai precisar acompanhar sistematicamente a execução das estratégias e avaliar, assim, os resultados. Pode ser que, durante o processo, você tenha que reavaliar os objetivos. E, claro, traçar novas estratégias para conquistá-los.

E é sobre isso que vamos falar no terceiro e último artigo sobre o crescimento do escritório de advocacia.

Depois de estabelecer as metas, definir as ações para o cumprimento, é preciso avaliar o andamento de tudo. Afinal de contas, você só vai saber se o plano de crescimento está dando certo se tirar um momento para analisar a situação e avaliar o que foi alcançado até então, certo? Só assim você vai descobrir se está na rota correta ou se é preciso ajustar algum ponto.

Reuniões trimestrais

Lembra da metodologia OKR para a criação de metas? Falamos sobre ela no primeiro artigo da série. Pois é! Em um intervalo de três meses, você pode sentar com sua equipe para fazer uma rodada de OKR.

Avalie quais foram as metas estabelecidas no último encontro. Elas estão sendo cumpridas? Quais foram as dificuldades enfrentadas no caminho? Ou então, o sucesso foi melhor até que o esperado? A partir das respostas, você vai conseguir traçar mais objetivos e planos para executá-los nos próximos três meses.

Se perceber que ousou demais em uma meta, é preciso balizar esse número a fim de traçar desafios mais condizentes com a realidade. É importante também revisar o planejamento financeiro da empresa mensalmente. Afinal, é ele que sustenta o seu escritório. Dessa forma, você vai expandir de forma sustentável.

A importância do planejamento financeiro

Por falar em planejamento financeiro, se o seu escritório de advocacia ainda não tem um sistema de cobrança de honorários estruturado, é importante colocá-lo como a principal meta a ser cumprida. É o caixa equilibrado que vai permitir que você defina outras metas de crescimento para o seu escritório.

Software jurídico para a gestão do seu escritório de advocacia

A tecnologia é uma grande aliada na hora de cumprir as metas estabelecidas. Softwares jurídicos como o iProcessum, por exemplo, ajudam a gerenciar as atividades.

Com ele, você define as tarefas, direciona para cada um dos responsáveis e acompanha os prazos de execução. Além disso, é possível acompanhar a atualização dos processos e enviar notificações automáticas ao seu cliente. O resultado é a agilidade no atendimento. E como você já sabe, um atendimento eficiente e de qualidade é um grande diferencial competitivo do seu escritório de advocacia. A partir disso, você consegue criar relatórios que darão um panorama sobre como tem sido o crescimento do seu escritório.

Conclusão

Para o seu escritório de advocacia crescer, é preciso seguir três etapas básicas essenciais.

Primeiro, você deve ter bem definido para onde quer que seu escritório cresça e o que está disposto a fazer para chegar até lá. Depois, é preciso ser estratégico e criar um bom plano de execução para cada uma das metas, estabelecendo o prazo de conclusão para cada uma delas. Por fim, é preciso analisar o processo periodicamente. Dessa forma, você acompanha a evolução do objetivo, ajustando a rota se necessário.

Para que o processo aconteça de forma organizada, é preciso ter um planejamento financeiro consistente. E, claro, contar com a ajuda da tecnologia.


Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami